Reprodução animal
Podemos considerar a produção sexuada animal basicamente igual á produção sexuada dos vegetais: duas células diferenciadas, que são os gametas, unem-se, produzindo um novo ovo que dará origem á um novo ser.
A fecundação nos mamíferos, nas aves e em alguns répteis ocorre dentro do organismo materno. Contudo, na maior parte dos peixes a fecundação é externa: os gametas, uma vez expelidos pelo macho e pela fêmea, produzem ovos cujos desenvolvimento se dá livremente na água.
Os gametas masculinos denominam-se espermatozóides. Os feminios denominam-se óvulos. O encontro dos dois produz os ovos.
HÁ animais que apresentam fecundação interna, porém expelem o ovo para que este evolua externamente até a eclosão e o nascimento do filhote. Esses animais são denominados ovíparos. Contam-se entre esses a grande maioria dos invertebrados, as aves e a maior parte dos répteis. Há no entanto outros que expelem o ovo já com o filhote evoluído em seu interior. Esses são chamados de ovovivíporos, e entre eles estão alguns peixes e cobras venenosas. No ser humano e na maior parte dos mamíferos, o ovo é mantido no interior do organismomaterno e alimentando ininterruptamente por este. Chamam-se vivíparos.
Classificação dos animais
Os cientistas, levando em conta determinadas caractéristicas dos animais, criaram uma classificação espécifuca, que nos permite estudá-los com maior exatidão.